domingo, 8 de novembro de 2015

Campeonato Masculino do Distrito Federal de Vela Adaptada.

Aconteceu, nesse sábado (7), o Campeonato Masculino do Distrito Federal de Vela Adaptada na orla do Cota Mil. 

Ao longo do dia foram realizadas seis regatas, com a participação de oito atletas. 

O primeiro lugar ficou com Estevão Carvalho; seguido por Patrick Souza; e em terceiro lugar Pablo Maia.
   

domingo, 25 de outubro de 2015

Campeonato Feminino do Distrito Federal de Vela Adaptada


As atletas do Núcleo de Vela Adaptada de Brasília participaram, nesse sábado (24) do Campeonato Feminino do Distrito Federal de Vela Adaptada. 

A disputa aconteceu na orla do Clube Cota Mil. Foram realizadas seis regatas, ao longo do dia. 

O primeiro lugar ficou com Ana Paula Marques; em segundo lugar Mariana Guedes; e em terceiro lugar ficou Viviane Silvestre.  

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Aula de cidadania

Neste último final de semana as crianças atendidas no Centro Paraolímpico de Samambaia puderam participar da mais recente e inédita atividade da Vela Adaptada de Brasília. Foram realizadas nas piscinas do Centro as primeiras aulas demonstrativas de Vela Adaptada para as pessoas com deficiência.

A Federação Brasiliense de Vela Adaptada, numa parceria com a Fundação Assis Chateaubriand, com o apoio do Cota Mil Iate Clube e do CETEFE e patrocínio do Banco de Brasília – BRB, transportou seu barcos adaptados em caminhão oferecido pela empresa Rhino Linings Brasil para as instalações do Centro Paraolímpico de Samambaia. No local, acontecia as competições da fase final do Encontro do Esporte Paralímpico 2015. 

Os barcos foram expostos ao público presente às atividades e no decorrer das competições foram colocados na piscina olímpica do Centro e utilizados nas primeiras aulas demonstrativas da Vela Adaptada. Doze pessoas com deficiência que puderam experimentar a oportunidade de velejar em barcos totalmente adaptados.


O resultado da iniciativa foi surpreendente e marcado pelos sorrisos de todos que embarcaram nos barquinhos, como aqueles pais, parentes e amigos que assistiam com espanto as manobras dos pequenos barcos na piscina.

As aulas foram dadas pelo Professor Bruno Pohl às pessoas com deficiência física e por Mauro Osorio para as pessoas com déficit intelectual.

No encerramento do evento, quando a FBVA foi agraciada por distinta premiação pela ação desenvolvida, destacou-se a necessidade e o compromisso de que novos encontros venham a constar do calendário dos Centros Paraolímpicos com a finalidade de desenvolver a modalidade da Vela Adaptada e de aumentar o número de crianças atendidas pelo Projeto “Vela Para Todos”. Ao final, a experiência foi uma verdadeira Aula de Cidadania.

A proposta da parceria firmada com a Fundação Assis Chateaubriand é de oferecer aos alunos daquela entidade cursos gratuitos de vela adaptada no Cota Mil Iate Clube. Da mesma forma, pretende-se, com este tipo de atividades, divulgar a Vela Adaptada e o Projeto Social “Vela Para Todos”

O Cota Mil Iate Clube é referência no país e no esporte adaptado, ao desenvolver trabalho social de altíssima responsabilidade e engajamento na causa da acessibilidade irrestrita às pessoas com deficiência.

Texto: Júlio Pohl e Mauro Osório
Fotos: Júlio Pohl

sábado, 26 de setembro de 2015

Primeira Regata da Classe Hansa 2.3 e 303


Atletas da Vela Adaptada participaram, no ultimo sábado (26), da Primeira Regata Hansa 2.3 e 303.

A competição comemorou os 50 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Austrália, que doou os 14 barcos que integram o Núcleo de Vela Adaptada de Brasília.

Classificação:
Classe hansa 303
1. Ana Paula Marques
2. Estevão Lopes
3. Samuel Diniz
Classe hansa 2.3
1. Patrick Souza
2. Rafael Prudencio
3. Iracema
Classe hansa 2.3 feminino
1. Iracema
2. Ana Beatriz
3. Monica


sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Chegada dos barcos Hansa 303

O Núcleo de Vela Adaptada de Brasília ganhou, no mês de setembro, novos barcos. 

Depois da doação, em 2013, de oito barcos da Classe Hansa 2.3; a Embaixada da Austrália doou agora, mais 6 da Classe Hansa 303. Os barcos já estão no Cota Mil - clube parceiro e sede do projeto. 

A parceria entre a Embaixada da Austrália e a Vela Adaptada está sendo fundamental para o desenvolvimento das atividades, abrindo portas e vagas para que pessoas com deficiência possam aproveitar e sentir o prazer de velejar.

sábado, 29 de agosto de 2015

Primeiro Torneio Feminino de Vela Adaptada do Cota Mil Iate



Um dia ensolarado com ventos fortes, recebeu o I Torneio Feminino de Vela Adaptada, que aconteceu no dia 29 de agosto, no Cota Mil Iate Clube.
A alegria contagiante das atletas, torcedores e visitantes fez do evento um grande sucesso.
O evento consta do calendário de competições patrocinadas pelo Banco de Brasília - BRB que vem apoiando o trabalho realizado pela Federação Brasiliense de Vela Adaptada, numa parceria do Clube Cota Mil.
Classificação:
GRUPO A
  1. Ana Paula Marques
  2. Viviane Silvestre
  3. Ana Beatriz Barroso
GRUPO B
  1. Mariana Guedes
  2. Iracema
  3. Beatriz e Sâmia
A Vela Adaptada começou em 2009, e sempre manteve a meta de resgatar a autoestima das pessoas com deficiência e promover a inclusão social e esportiva.
O projeto chamou a atenção da embaixada da Austrália, que inicialmente doou 8 barcos da Classe Hansa 2.3; e neste ano mais 6 barcos da Classe Hansa 303.
A parceria entre a embaixada da Austrália e a Vela Adaptada está sendo fundamental para o desenvolvimento das atividades, abrindo portas e vagas para que todos com deficiência possam aproveitar e sentir o prazer de velejar. 
As aulas oferecidas pelo Núcleo de Vela Adaptada são gratuitas. mais informações sobre o projeto entrar em contato com o coordenador, Bruno Pohl, pelo pohl.bruno@gmail.com ou (61) 9904-6061.

Informações do Site Cota Mil

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O Núcleo de Vela Adaptada de Brasília está com uma nova página no Facebook. Acesse aqui

Regata de Vela Adaptada "Na Praia"

Registro feito pela Landscape Films

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Vela Adaptada Na Praia de Brasília


No último domingo, dia 12 de julho, a Federação Brasiliense de Vela Adaptada, em parceria com a organização do evento Na Praia e com o apoio do BRB - Banco de Brasília, realizou a Regata BRB Na Praia de Vela Adaptada.
Os atletas deram ao Lago Paranoá um colorido diferente e alegraram a manhã ensolarada de domingo Na Praia.
Dezesseis paratletas participaram da disputa, que foi dividida em duas turmas; e, ao final do evento, aconteceu a premiação.
 Classificação:
Grupo A
1º Herivelton Ferreira
2º Ana Paula Marques
3º Samuel Diniz
Grupo B
1º Patrick Souza
2º Irlanda Maia
3º Viviane Silvestre
Classificação geral feminina
1º Ana Paula Marques
2º Irlanda Maia
3º Viviane Silvestre

Fotos: Ricardo Camargo

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Regata "Na Praia"

A Regata BRB Na Praia de Vela Adaptada, que vai acontecer no próximo domingo, terá a participação de 16 velejadores com deficiência. Os paratletas estarão disputando quatro regatas nos barcos da Classe Mundial Hansa 2.3.

No dia da competição será montada uma raia náutica em frente ao Na Praia, raia esta pela qual deverão contornar os velejadores e seus coloridos barcos, cumprindo, assim, um percurso determinado pela Comissão de Regata.

O percurso será montado nas proximidades do evento para que todos possam acompanhar de perto o desenrolar das disputas. Ao final serão premiados os três primeiros colocados na classificação geral, as três primeiras colocadas femininas, e os demais receberão medalhas de participação.

A preparação dos velejadores se inicia às 9 horas da manhã com a montagem das velas e preparação dos veleiros. As 10 horas da manhã será feita a chamada dos velejadores e o início das regatas.

Atletas:
Herivelton Ferreira
Ana Paula Marques
Samuel Diniz
Miguel Mesquita
Alexandre Dias
Alexandre Uesugi
Estevão Lopes
Pablo Maia
Bruno Serra
Bia Mendes
André Imbroisi
Irlanda Maia
Patrick Souza
Viviane Silvestre
Chateaubriand Bezerra
Ana Beatriz Barroso

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Atletas da Vela Adaptada participam de regata “Na Praia”

Foto: Júlio Pohl

A Federação Brasiliense de Vela Adaptada, em parceria com o Na Praia, e com o apoio do BRB - Banco A Federação Brasiliense de Vela Adaptada, realiza no próximo domingo, dia 12 de julho, na orla do Lago Paranoá, a Regata BRB Na Praia de Vela Adaptada.

Dezesseis paratletas serão divididos em duas turmas para disputas em quatro regatas. Ao final, serão premiados os três primeiros colocados na classificação geral, as três primeiras colocadas femininas, e os demais receberão medalhas de participação. A premiação dos vencedores vai acontecer em cerimônia com a presença dos convidados e frequentadores do Na Praia.

A preparação dos velejadores terá início às 9 horas com a montagem das velas e preparação dos veleiros. Às 10 horas da manhã será feita a chamada dos velejadores e o início das regatas.

As embarcações que serão utilizadas no evento são australianas e foram desenvolvidas especificamente para velejadores com variados tipos de deficiências, tendo chegado a Brasília por meio de doação do Governo Australiano através da sua Embaixada na nossa Capital.

A parceria com os australianos deu tão certo que novos barcos já foram doados e devem chegar ao Brasil em breve, alavancando ainda mais o projeto social "Vela Para Todos" que é desenvolvido gratuitamente no Cota Mil Iate Clube.

terça-feira, 30 de junho de 2015

Primeira Regata das Escolas de Vela do Cota Mil Iate Clube



Não faltou disposição e animação entre os atletas do Núcleo de Vela Adaptada de Brasília que se reuniram para participar da Primeira Regata das Escolas de Vela do Cota Mil Iate Clube, que aconteceu no último sábado (27/06).

Herivelton Anastácio, vencedor da classe Hansa
A competição reuniu, nas águas do Lago Paranoá, mais de 30 atletas. Os onze paratletas participaram da regata nas classes Hansa e  2.4. Os vencedores dessas categorias foram: Herivelton Anastácio, na Classe Hansa; e Estevão na classe 2.4.

Entre as mulheres, o destaque ficou para Ana Paula Marques, que chegou em primeiro lugar. Competiram ainda Irlanda Maia e Ana Beatriz Barroso. 

Os demais atletas se dividiram entre as classes Optmist, Lazer e Dingue.









segunda-feira, 4 de maio de 2015

Wings for Life: Emoção, solidariedade e esperança


Emoção, solidariedade e esperança... Essas palavras sintetizam o sentimento de quem viveu a experiência de estar no Wings for Life World Run 2015,  nesse domingo (3), em Brasília. Mais de 73 mil pessoas participaram da segunda edição da corrida que aconteceu simultaneamente em 33 cidades no mundo.

No Brasil, mais de 4 mil participantes foram às ruas da capital federal apoiar as pesquisas pela cura da lesão medular. A largada aconteceu no Estádio Mané Garrincha, às 8 horas da manhã.

Ana Paula e Jorge Gutierrez (foto: arquivo pessoal)
Em uma parceria com o Cota Mil Iate Clube, os paratletas Ana Paula Marques, Irlanda Maia, Estevão Lopes, Alexandre Lins e Pablo Ciari - do Núcleo de Vela Adaptada de Brasília marcaram presença na corrida. Além do presidente da Federação de Vela Adaptada de Brasília, Mauro Osório; o coordenador técnico da equipe, Bruno Pohl; e Alberto Branquinho, apoiador do projeto.

Ana Paula, que teve como parceiro de corrida o comodoro do Cota Mil Jorge Gutierrez, falou que a experiência de estar no Wings for Life foi emocionante. 

Entre as alegrias de fazer parte dessa iniciativa, ela destacou que foi surpreendida com o carinho das pessoas desconhecidas que paravam para tirar fotos com ela; e outras que passavam e deixavam o seu apoio “Foi bom demais ver tanta gente junta correndo por uma causa tão especial, como a cura da lesão medular”.

Irlanda Maia e Alberto Branquinho (foto: arquivo pessoal)
Ninguém estava preocupado com a linha de chegada, até porque não havia... Os corredores seguiam o trajeto determinado pela organização e um carro conduzido pelo piloto Cacá Bueno, da Stock Car, seguia - com uma velocidade controlada - até alcançar os competidores. Esse era o sinal de que a corrida acabava ali.

Independentemente de quanto foi possível correr, difícil não sentir o alto astral e a energia boa dos participantes. Irlanda Maia, atleta do Núcleo de Vela Adaptada de Brasília que correu o Wings for Life na companhia Alberto Branquinho, fala sobre a participação no Wings for Life: “Eu corri pela vida! Com meus passos que vão de ‘tantinho em tantinho’. Eu corri para olhar o horizonte, onde anda a fé e onde mora a perseverança!"
Kátia Matozo e Pablo Ciari (foto: arquivo pessoal)

Mas não foram só as pessoas diretamente envolvidas com o objetivo da corrida que sentiram a emoção daquela manhã de domingo. Kátia Matozo, da equipe do Cota Mil Iate Clube, que foi parceira do paratleta Pablo Ciari, disse que foi muito gratificante participar de uma corrida com a causa tão importante.

Kátia tem um lema na vida: "Se cada um olhar um pouco para o lado e se colocar no lugar da outra pessoa, teremos um futuro de pessoas melhores. As contribuições para um mundo melhor podem vir de inúmeras formas, e cada um sabe como fazer a sua parte na corrente do bem".

Ana Paula, Irlanda, Xandó e Vanderlei (foto Júlio Pohl)
Os participantes também receberam o carinho dos atletas convidados do evento. Além de Cacá Bueno, prestigiaram a corrida o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima e o paratleta Fernando Fernandes.

No Distrito Federal, Juan Salazar foi o vencedor da categoria masculina da corrida, percorrendo 52,6 km. A próxima edição do Wings for Life World Run vai acontecer em 8 de maio de 2016.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Ana Paula, sobre o Wings for Life: "Não devemos perder a esperança"

Brasília foi a cidade escolhida no Brasil para a realização da segunda edição do Wings for Life World Run, que acontece no próximo domingo, simultaneamente em 35 cidades ao redor do mundo. A corrida será realizada em apoio a pesquisas pela cura da lesão na medula espinhal.

Ana Paula é atleta do Núcleo de Vela Adaptada de Brasília
Ana Paula Marques é atleta do Núcleo de Vela Adaptada de Brasília e, juntamente com outros quatro atletas cadeirantes, vai integrar a equipe de 15 pessoas do Cota Mil Iate Clube.

Vítima de uma lesão medular há 12 anos, Ana Paula acredita que um evento como esse chama a atenção de todos para a questão e pode ajudar para que mais pessoas abracem a causa.

Para ela, apoiar a iniciativa é uma forma de mostrar que não devemos perder a esperança na cura da lesão medular; e reforçar o apelo para que as pesquisas não parem.

O ponto de largada em Brasília será no estacionamento do Estádio Mané Garrincha. Barcos usados pela equipe do Núcleo de Vela Adaptada serão expostos no local do evento e voluntários do projeto estarão a disposição para explicar o trabalho e tirar dúvidas.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Drone registra barcos da Vela Adaptada no Lago Paranoá




No dia em que Brasília completou 55 anos, enquanto os atletas do Núcleo de Vela Adaptada participavam de mais uma regata, um drone registrava o movimento dos barcos adaptados que deslizavam nas águas do Lago Paranoá.

Imagens gentilmente cedidas por Celino Rodrigues (Cecel) ao NVAB
Edição: Júlio Pohl

Atenção: O titular do direito autoral das imagens contidas nesse vídeo somente autorizou seu uso pelo Núcleo de Vela Adaptada de Brasília. Estão proibidas cópias, edição ou prática qualquer de comercialização. A violação de quaisquer desses direitos - exclusivos do titular - acarretará sanções previstas na Lei 5988/73 e artigos 184 e 186, do Código Penal.

Primeira Taça Brasília de Vela Adaptada


Atletas do Núcleo de Vela Adaptada de Brasília comemoraram o aniversário da capital federal velejando... 

Na manhã desta terça-feira, dia 21, quando a cidade completa 55 anos, aconteceu mais um torneio da modalidade: a Primeira Taça Brasília de Vela Adaptada.

O evento foi bastante prestigiado. Contou com a presença do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; do administrador de Brasília, Igor Torkaski; do comodoro do Cota Mil Iate Clube, Jorge Gutierrez; e outras autoridades locais.

Foto: Júlio Pohl
Rodrigo Rollemberg elogiou a iniciativa do projeto da Federação Brasiliense de Vela Adaptada e do Cota Mil, que sedia o Núcleo, e falou da importância desse trabalho como instrumento de inclusão social.

O comodoro do Cota Mil, Jorge Gutierrez, um dos importantes apoiadores do projeto, destacou a alegria de ter o convívio com os atletas do Vela Adaptada.

Após a regata, o governador e demais autoridades entregaram medalhas comemorativas aos atletas do Núcleo.










segunda-feira, 20 de abril de 2015

Equipe de Vela Adaptada no Wings for Life

No próximo dia 03 de maio, em Brasília, o Núcleo de Vela Adaptada de Brasília vai participar da Wings for Life - uma corrida que acontece simultaneamente em 35 cidades ao redor do mundo. No Brasil, mais de 2.500 pessoas já estão inscritas.

Cinco atletas cadeirantes do Núcleo irão integrar a equipe de 15 pessoas do Cota Mil Iate Clube e juntos apoiar essa iniciativa em favor de pesquisas pela cura de lesões na medula espinhal. 

Os participantes vão começar a correr; meia hora depois, o catcher car, conduzido pelo piloto Cacá Bueno, irá tentar alcançar os participantes em diferentes velocidades, iniciando a 15km/h. A velocidade aumenta a cada meia hora. Outras referências do automobilismo vão conduzir o catcher car nas demais cidades onde acontece o evento.

Enquanto a corrida acontece, alguns ícones do esporte se mobilizam em apoio a causa. Em Brasília, entre as presenças já confirmadas estão: a ex-jogadora de vôlei Leila Barros; o paracanoísta Fernando Fernandes; e o hexacampeão mundial de skate vertical Sandro Dias, o Mineirinho.

Todo dinheiro arrecadado com a corrida será destinado às pesquisas relacionadas a lesões medulares. A primeira edição do evento aconteceu em 2014 e arrecadou cerca de três milhões de euros.

O ponto de largada em Brasília será no estacionamento do Estádio Mané Garrincha. Barcos usados pela equipe do Núcleo de Vela Adaptada serão expostos no local do evento e voluntários do projeto estarão a disposição para explicar o trabalho e tirar dúvidas.

domingo, 19 de abril de 2015

Vela Adaptada marca presença na Regata Comodoro 2015









Neste fim de semana, à convite do comodoro do Cota Mil Iate Clube, Jorge Gutierrez, os atletas do Núcleo de Vela Adaptada de Brasília participaram de um dos mais importantes eventos náuticos da capital federal - a Regata Comodoro 2015. Uma das atividades do clube em comemoração ao aniversário de Brasília.

As regatas aconteceram no sábado (18) e no domingo (19), com a presença de atletas do Vela Adaptada em ambas competições.
Na tarde de sábado, a bordo do veleiro Quietude, do comandante Zé - José Antônio Vasconcelos Rosa - velejaram: Ana Paula Marques, Herivelton Anastácio, Estevão Lopes, Alexandre e Irlanda, na companhia do Bruno Pohl, coordenador técnico da equipe.
No domingo, em uma regata bastante prestigiada - com a presença de 18 barcos nas águas do Lago Paranoá - foi a vez de Mauro Osório, presidente da Federação Brasiliense de Vela Adaptada (FBVA), levar em seu veleiro os atletas mirins do Núcleo: Bruno Serra e Beatriz Mendes, acompanhados dos jovens Gabriel e Henrique. 


quarta-feira, 15 de abril de 2015

Novas alunas

Daiana e Viviane Silvestre são as novas integrantes do Núcleo de Vela Adaptada de Brasília.

Viviane Silvestre acredita no projeto como uma forma inserção da pessoa com deficiência no esporte e no convívio social.

Ela destaca ainda que o Vela Adaptada surge como uma oportunidade de melhorar a qualidade do tempo livre e conhecer pessoas.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Primeira Taça Brasília de Vela Adaptada

Foto: Júlio Pohl
Os atletas do Núcleo de Vela Adaptada de Brasília vão celebrar o aniversário da capital federal velejando...

Na terça-feira, dia 21, quando a cidade completa 55 anos, será realizado mais um torneio da modalidade. Será a Primeira Taça Brasília de Vela Adaptada.



Dia 21/abril/15 (terça-feira)
das 9h30 às 14h30 


segunda-feira, 6 de abril de 2015

Surge uma velejadora



Beatriz, com apenas 7 anos, é a atleta mais nova do Núcleo de Vela Adaptada de Brasília

Pouco mais de quarenta dias após entrar em um barco pela primeira vez - e sentir o balanço da "ondas" do Lago Paranoá e o vento acariciando o seu rosto - Beatriz descobre o prazer de velejar... 

Sem medo...  Determinada... Ela não titubeou. Comandou o leme, caçou a vela para melhor explorar o vento - que estava generoso naquele 4 de abril; e esteve sempre atenta ao movimento do barco.

Para alegria dos que assistiam a sua estreia, Beatriz velejou como gente grande. E, ao voltar com o seu barco, foi carinhosamente festejada por todos.


quarta-feira, 1 de abril de 2015

1º Torneio Rudolf Pohl de Vela Adaptada

No sábado, 28 de março, foi realizado o Primeiro Torneio Rudolf Pohl de Vela Adaptada. A disputa foi organizada pela Federação Brasiliense de Vela Adaptada (FBVA), com o apoio da Confederação Brasileira de Vela Adaptada (CBVA). Doze atletas disputaram regatas nas classes: Hansa e 2.4MR.

Rudolf Pohl, pai de Bruno Pohl, coordenador técnico do Núcleo, foi um dos precursores da Vela no Brasil e completaria 99 anos. 



Classe 2.4MR
Quatro atletas disputaram a regata. O atleta Fabrício Amorim chegou em primeiro lugar; seguido por Ana Paula Marques e Pablo.






Classe Hansa
Oitos barcos foram para o Lago na classe Hansa... Com uma disputa acirrada, após três regatas regulares, não era possível identificar o vencedor porque três atletas estavam empatados. Foi necessário uma regata extra para definir o resultado. Ao final da quarta regata, Herivelton Anastácio obteve a melhor pontuação; seguido por Miguel Mesquita e Alexandre.