segunda-feira, 4 de maio de 2015

Wings for Life: Emoção, solidariedade e esperança


Emoção, solidariedade e esperança... Essas palavras sintetizam o sentimento de quem viveu a experiência de estar no Wings for Life World Run 2015,  nesse domingo (3), em Brasília. Mais de 73 mil pessoas participaram da segunda edição da corrida que aconteceu simultaneamente em 33 cidades no mundo.

No Brasil, mais de 4 mil participantes foram às ruas da capital federal apoiar as pesquisas pela cura da lesão medular. A largada aconteceu no Estádio Mané Garrincha, às 8 horas da manhã.

Ana Paula e Jorge Gutierrez (foto: arquivo pessoal)
Em uma parceria com o Cota Mil Iate Clube, os paratletas Ana Paula Marques, Irlanda Maia, Estevão Lopes, Alexandre Lins e Pablo Ciari - do Núcleo de Vela Adaptada de Brasília marcaram presença na corrida. Além do presidente da Federação de Vela Adaptada de Brasília, Mauro Osório; o coordenador técnico da equipe, Bruno Pohl; e Alberto Branquinho, apoiador do projeto.

Ana Paula, que teve como parceiro de corrida o comodoro do Cota Mil Jorge Gutierrez, falou que a experiência de estar no Wings for Life foi emocionante. 

Entre as alegrias de fazer parte dessa iniciativa, ela destacou que foi surpreendida com o carinho das pessoas desconhecidas que paravam para tirar fotos com ela; e outras que passavam e deixavam o seu apoio “Foi bom demais ver tanta gente junta correndo por uma causa tão especial, como a cura da lesão medular”.

Irlanda Maia e Alberto Branquinho (foto: arquivo pessoal)
Ninguém estava preocupado com a linha de chegada, até porque não havia... Os corredores seguiam o trajeto determinado pela organização e um carro conduzido pelo piloto Cacá Bueno, da Stock Car, seguia - com uma velocidade controlada - até alcançar os competidores. Esse era o sinal de que a corrida acabava ali.

Independentemente de quanto foi possível correr, difícil não sentir o alto astral e a energia boa dos participantes. Irlanda Maia, atleta do Núcleo de Vela Adaptada de Brasília que correu o Wings for Life na companhia Alberto Branquinho, fala sobre a participação no Wings for Life: “Eu corri pela vida! Com meus passos que vão de ‘tantinho em tantinho’. Eu corri para olhar o horizonte, onde anda a fé e onde mora a perseverança!"
Kátia Matozo e Pablo Ciari (foto: arquivo pessoal)

Mas não foram só as pessoas diretamente envolvidas com o objetivo da corrida que sentiram a emoção daquela manhã de domingo. Kátia Matozo, da equipe do Cota Mil Iate Clube, que foi parceira do paratleta Pablo Ciari, disse que foi muito gratificante participar de uma corrida com a causa tão importante.

Kátia tem um lema na vida: "Se cada um olhar um pouco para o lado e se colocar no lugar da outra pessoa, teremos um futuro de pessoas melhores. As contribuições para um mundo melhor podem vir de inúmeras formas, e cada um sabe como fazer a sua parte na corrente do bem".

Ana Paula, Irlanda, Xandó e Vanderlei (foto Júlio Pohl)
Os participantes também receberam o carinho dos atletas convidados do evento. Além de Cacá Bueno, prestigiaram a corrida o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima e o paratleta Fernando Fernandes.

No Distrito Federal, Juan Salazar foi o vencedor da categoria masculina da corrida, percorrendo 52,6 km. A próxima edição do Wings for Life World Run vai acontecer em 8 de maio de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário