segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Aula de cidadania

Neste último final de semana as crianças atendidas no Centro Paraolímpico de Samambaia puderam participar da mais recente e inédita atividade da Vela Adaptada de Brasília. Foram realizadas nas piscinas do Centro as primeiras aulas demonstrativas de Vela Adaptada para as pessoas com deficiência.

A Federação Brasiliense de Vela Adaptada, numa parceria com a Fundação Assis Chateaubriand, com o apoio do Cota Mil Iate Clube e do CETEFE e patrocínio do Banco de Brasília – BRB, transportou seu barcos adaptados em caminhão oferecido pela empresa Rhino Linings Brasil para as instalações do Centro Paraolímpico de Samambaia. No local, acontecia as competições da fase final do Encontro do Esporte Paralímpico 2015. 

Os barcos foram expostos ao público presente às atividades e no decorrer das competições foram colocados na piscina olímpica do Centro e utilizados nas primeiras aulas demonstrativas da Vela Adaptada. Doze pessoas com deficiência que puderam experimentar a oportunidade de velejar em barcos totalmente adaptados.


O resultado da iniciativa foi surpreendente e marcado pelos sorrisos de todos que embarcaram nos barquinhos, como aqueles pais, parentes e amigos que assistiam com espanto as manobras dos pequenos barcos na piscina.

As aulas foram dadas pelo Professor Bruno Pohl às pessoas com deficiência física e por Mauro Osorio para as pessoas com déficit intelectual.

No encerramento do evento, quando a FBVA foi agraciada por distinta premiação pela ação desenvolvida, destacou-se a necessidade e o compromisso de que novos encontros venham a constar do calendário dos Centros Paraolímpicos com a finalidade de desenvolver a modalidade da Vela Adaptada e de aumentar o número de crianças atendidas pelo Projeto “Vela Para Todos”. Ao final, a experiência foi uma verdadeira Aula de Cidadania.

A proposta da parceria firmada com a Fundação Assis Chateaubriand é de oferecer aos alunos daquela entidade cursos gratuitos de vela adaptada no Cota Mil Iate Clube. Da mesma forma, pretende-se, com este tipo de atividades, divulgar a Vela Adaptada e o Projeto Social “Vela Para Todos”

O Cota Mil Iate Clube é referência no país e no esporte adaptado, ao desenvolver trabalho social de altíssima responsabilidade e engajamento na causa da acessibilidade irrestrita às pessoas com deficiência.

Texto: Júlio Pohl e Mauro Osório
Fotos: Júlio Pohl

Um comentário: