quarta-feira, 29 de abril de 2015

Ana Paula, sobre o Wings for Life: "Não devemos perder a esperança"

Brasília foi a cidade escolhida no Brasil para a realização da segunda edição do Wings for Life World Run, que acontece no próximo domingo, simultaneamente em 35 cidades ao redor do mundo. A corrida será realizada em apoio a pesquisas pela cura da lesão na medula espinhal.

Ana Paula é atleta do Núcleo de Vela Adaptada de Brasília
Ana Paula Marques é atleta do Núcleo de Vela Adaptada de Brasília e, juntamente com outros quatro atletas cadeirantes, vai integrar a equipe de 15 pessoas do Cota Mil Iate Clube.

Vítima de uma lesão medular há 12 anos, Ana Paula acredita que um evento como esse chama a atenção de todos para a questão e pode ajudar para que mais pessoas abracem a causa.

Para ela, apoiar a iniciativa é uma forma de mostrar que não devemos perder a esperança na cura da lesão medular; e reforçar o apelo para que as pesquisas não parem.

O ponto de largada em Brasília será no estacionamento do Estádio Mané Garrincha. Barcos usados pela equipe do Núcleo de Vela Adaptada serão expostos no local do evento e voluntários do projeto estarão a disposição para explicar o trabalho e tirar dúvidas.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Drone registra barcos da Vela Adaptada no Lago Paranoá




No dia em que Brasília completou 55 anos, enquanto os atletas do Núcleo de Vela Adaptada participavam de mais uma regata, um drone registrava o movimento dos barcos adaptados que deslizavam nas águas do Lago Paranoá.

Imagens gentilmente cedidas por Celino Rodrigues (Cecel) ao NVAB
Edição: Júlio Pohl

Atenção: O titular do direito autoral das imagens contidas nesse vídeo somente autorizou seu uso pelo Núcleo de Vela Adaptada de Brasília. Estão proibidas cópias, edição ou prática qualquer de comercialização. A violação de quaisquer desses direitos - exclusivos do titular - acarretará sanções previstas na Lei 5988/73 e artigos 184 e 186, do Código Penal.

Primeira Taça Brasília de Vela Adaptada


Atletas do Núcleo de Vela Adaptada de Brasília comemoraram o aniversário da capital federal velejando... 

Na manhã desta terça-feira, dia 21, quando a cidade completa 55 anos, aconteceu mais um torneio da modalidade: a Primeira Taça Brasília de Vela Adaptada.

O evento foi bastante prestigiado. Contou com a presença do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; do administrador de Brasília, Igor Torkaski; do comodoro do Cota Mil Iate Clube, Jorge Gutierrez; e outras autoridades locais.

Foto: Júlio Pohl
Rodrigo Rollemberg elogiou a iniciativa do projeto da Federação Brasiliense de Vela Adaptada e do Cota Mil, que sedia o Núcleo, e falou da importância desse trabalho como instrumento de inclusão social.

O comodoro do Cota Mil, Jorge Gutierrez, um dos importantes apoiadores do projeto, destacou a alegria de ter o convívio com os atletas do Vela Adaptada.

Após a regata, o governador e demais autoridades entregaram medalhas comemorativas aos atletas do Núcleo.










segunda-feira, 20 de abril de 2015

Equipe de Vela Adaptada no Wings for Life

No próximo dia 03 de maio, em Brasília, o Núcleo de Vela Adaptada de Brasília vai participar da Wings for Life - uma corrida que acontece simultaneamente em 35 cidades ao redor do mundo. No Brasil, mais de 2.500 pessoas já estão inscritas.

Cinco atletas cadeirantes do Núcleo irão integrar a equipe de 15 pessoas do Cota Mil Iate Clube e juntos apoiar essa iniciativa em favor de pesquisas pela cura de lesões na medula espinhal. 

Os participantes vão começar a correr; meia hora depois, o catcher car, conduzido pelo piloto Cacá Bueno, irá tentar alcançar os participantes em diferentes velocidades, iniciando a 15km/h. A velocidade aumenta a cada meia hora. Outras referências do automobilismo vão conduzir o catcher car nas demais cidades onde acontece o evento.

Enquanto a corrida acontece, alguns ícones do esporte se mobilizam em apoio a causa. Em Brasília, entre as presenças já confirmadas estão: a ex-jogadora de vôlei Leila Barros; o paracanoísta Fernando Fernandes; e o hexacampeão mundial de skate vertical Sandro Dias, o Mineirinho.

Todo dinheiro arrecadado com a corrida será destinado às pesquisas relacionadas a lesões medulares. A primeira edição do evento aconteceu em 2014 e arrecadou cerca de três milhões de euros.

O ponto de largada em Brasília será no estacionamento do Estádio Mané Garrincha. Barcos usados pela equipe do Núcleo de Vela Adaptada serão expostos no local do evento e voluntários do projeto estarão a disposição para explicar o trabalho e tirar dúvidas.

domingo, 19 de abril de 2015

Vela Adaptada marca presença na Regata Comodoro 2015









Neste fim de semana, à convite do comodoro do Cota Mil Iate Clube, Jorge Gutierrez, os atletas do Núcleo de Vela Adaptada de Brasília participaram de um dos mais importantes eventos náuticos da capital federal - a Regata Comodoro 2015. Uma das atividades do clube em comemoração ao aniversário de Brasília.

As regatas aconteceram no sábado (18) e no domingo (19), com a presença de atletas do Vela Adaptada em ambas competições.
Na tarde de sábado, a bordo do veleiro Quietude, do comandante Zé - José Antônio Vasconcelos Rosa - velejaram: Ana Paula Marques, Herivelton Anastácio, Estevão Lopes, Alexandre e Irlanda, na companhia do Bruno Pohl, coordenador técnico da equipe.
No domingo, em uma regata bastante prestigiada - com a presença de 18 barcos nas águas do Lago Paranoá - foi a vez de Mauro Osório, presidente da Federação Brasiliense de Vela Adaptada (FBVA), levar em seu veleiro os atletas mirins do Núcleo: Bruno Serra e Beatriz Mendes, acompanhados dos jovens Gabriel e Henrique. 


quarta-feira, 15 de abril de 2015

Novas alunas

Daiana e Viviane Silvestre são as novas integrantes do Núcleo de Vela Adaptada de Brasília.

Viviane Silvestre acredita no projeto como uma forma inserção da pessoa com deficiência no esporte e no convívio social.

Ela destaca ainda que o Vela Adaptada surge como uma oportunidade de melhorar a qualidade do tempo livre e conhecer pessoas.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Primeira Taça Brasília de Vela Adaptada

Foto: Júlio Pohl
Os atletas do Núcleo de Vela Adaptada de Brasília vão celebrar o aniversário da capital federal velejando...

Na terça-feira, dia 21, quando a cidade completa 55 anos, será realizado mais um torneio da modalidade. Será a Primeira Taça Brasília de Vela Adaptada.



Dia 21/abril/15 (terça-feira)
das 9h30 às 14h30 


segunda-feira, 6 de abril de 2015

Surge uma velejadora



Beatriz, com apenas 7 anos, é a atleta mais nova do Núcleo de Vela Adaptada de Brasília

Pouco mais de quarenta dias após entrar em um barco pela primeira vez - e sentir o balanço da "ondas" do Lago Paranoá e o vento acariciando o seu rosto - Beatriz descobre o prazer de velejar... 

Sem medo...  Determinada... Ela não titubeou. Comandou o leme, caçou a vela para melhor explorar o vento - que estava generoso naquele 4 de abril; e esteve sempre atenta ao movimento do barco.

Para alegria dos que assistiam a sua estreia, Beatriz velejou como gente grande. E, ao voltar com o seu barco, foi carinhosamente festejada por todos.


quarta-feira, 1 de abril de 2015

1º Torneio Rudolf Pohl de Vela Adaptada

No sábado, 28 de março, foi realizado o Primeiro Torneio Rudolf Pohl de Vela Adaptada. A disputa foi organizada pela Federação Brasiliense de Vela Adaptada (FBVA), com o apoio da Confederação Brasileira de Vela Adaptada (CBVA). Doze atletas disputaram regatas nas classes: Hansa e 2.4MR.

Rudolf Pohl, pai de Bruno Pohl, coordenador técnico do Núcleo, foi um dos precursores da Vela no Brasil e completaria 99 anos. 



Classe 2.4MR
Quatro atletas disputaram a regata. O atleta Fabrício Amorim chegou em primeiro lugar; seguido por Ana Paula Marques e Pablo.






Classe Hansa
Oitos barcos foram para o Lago na classe Hansa... Com uma disputa acirrada, após três regatas regulares, não era possível identificar o vencedor porque três atletas estavam empatados. Foi necessário uma regata extra para definir o resultado. Ao final da quarta regata, Herivelton Anastácio obteve a melhor pontuação; seguido por Miguel Mesquita e Alexandre.